Ir para o conteúdo

luiz skora

Voltar a Blog do Skora
Tela cheia

#03 - Da série, Por Que Não Voto no Candidato(a) Fulano(a) - Rafael Greca de Macedo

28 de Agosto de 2016, 15:48 , por luiz skora - 1Um comentário | No one following this article yet.
Visualizado 754 vezes

03 - Porque não voto em Rafael Greca de Macedo para prefeito de Curitiba.

1. Porque, assim como a maioria dos candidatos a prefeitura para esta eleição de 2016, Rafael Greca de Macedo é mais um produto das oligarquias centenárias que dominam a política local desde os tempos da Quinta Comarca.

2. Porque Rafael Greca de Macedo não tem nenhum compromisso com ideias e projetos de cidade ou nação, seus compromissos resumem-se as necessidades de seu próprio umbigo. Nos anos 90, De Macedo foi pupilo de Jaime Lerner no PDT e PFL, foi ministro do neo-liberal das privatizações Henrique Cardoso. Nos anos 2000, bandeou-se para o PMDB de Requião sendo seu escudeiro e aproveitando-se do sucesso de Lula. Agora, com a vaca do PT e das esquerdas no brejo, abriga-se no inexpressivo PMN e esconde sua falta de compromisso ideológico atrás dos micarateiros verde-amarelos contra a corrupção do PT, só do PT, corruptos de outros partidos não vêm ao caso.

3. Porque as memórias romantizadas da Curitiba dos anos 90 quando de Macedo foi prefeito são apenas história, esta Curitiba não existe mais. Quando Greca sucedeu Jaime Lerner no comando da prefeitura municipal, teve muita sorte. Pegou uma cidade azeitada funcional sem grandes problemas ou desafios com uma excelente imagem e com os cofres muito bem abastecidos. Bastou-lhe dar manutenção a esta máquina bem regulada e azeitada e de quebra, fez o que faz de melhor, maquiou a cidade com fru-frus, badulaques, pó-de-arroz e algumas pitadas de arte sacra. Claro que, com os cofres em dia e a moral em alta, trouxe para Curitiba muitos artistas de renome e conseguiu com isso, elevar a moral dos curitibanos a níveis estratosféricos.

4. Porque a Curitiba dos anos 90 quando Greca de Macedo foi prefeito não existe mais. O outrora excelente sistema de transporte está capenga e serve apenas para enriquecer os empresários do transporte. A administração da cidade é refém do ICI, o setor de informática do município, estimulado por Greca de Macedo, foi doado por seu sucessor, Taniguchi, a empresas privadas. Os custos de manutenção da cidade não se sustentam mais e Greca de Macedo é umbilicalmente ligado a estes empresários do transporte e do ICI, não vai enfrentá-los, pelo contrário, unir-se-á ainda mais a estes agravando ainda mais o problema e os custos a ponto da costumeira maquiagem de Greca de Macedo não dar mais conta de esconder as feridas e rugas da desgastada e abusada capital do Paraná.

5. Porque a erudição de Greca de Macedo me soa como farsa e falsa, me parece muito mais uma celebração de si mesmo e de seus feitos em forma de ode ao próprio ego do que, de fato, uma demonstração de sabedoria e cultura elevada e diferenciada. Nota: Não sou erudito, tão pouco sábio, esta é apenas a impressão que carrego a respeito da tão ovacionada erudição do candidato.

6. Porque Greca de Macedo é o candidato apoiado por Carlos Alberto Richa e Carlos Alberto Richa é o principal responsável pelo desmonte da outrora Capital Modelo do anos 90. Richa transformou a capital num balcão de negócios, num festival de regalos para empresários amigos, destruiu a autoestima do Curitibano e é exatamente este modelo entreguista de Richa que está sendo representado pela candidatura de Greca de Macedo.

Não Voto em Rafael Greca de Macedo por isso.




1Um comentário

Enviar um comentário

Os campos realçados são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

Cancelar